Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Armstrong, Roger


Armstrong, Roger
A carreira de Roger Armstrong nos quadrinhos Disney teve um desenrolar similar às carreiras de Kay Wright (vide Características de Kay Wright) e de Jack Manning (vide Características de Jack Manning), ou seja, desenvolveu-se em duas etapas, separadas por vários anos. Porém, Roger, em sua primeira fase apresenta um estilo bem mais apurado, provavelmente pela influência que sofreu de Carl Buettner (um Mestre doze anos mais velho e portanto mais experiente), como será visto a seguir.

"O Indiozinho Hawita" (Revista O Pato Donald, no. 34 e no. 35, de 1952). Neste primeiro exemplo, uma história com desenho e roteiro de Armastrong, estrelada por Hawita, um personagem menos conhecido da Galeria Disney, embora muito apresentado nas primeiras publicações no Brasil. Observe-se o esmero do desenho e a ousadia na apresentação dos quadrinhos: um circular, um sem linhas de borda, etc. Essa história faz parte de sua primeira fase.

"O Pequeno Lobo Feroz" (Revista Pato Donald, no. 11, de 1951). Aqui um exemplo de história com roteiro desconhecido - provavelmente do próprio Roger - onde ele apresenta uma história no estilo de Carl Buettner (que desenhou várias histórias com Lobinho, Lobão e Três Porquinhos), com quem ele partilhou algumas produções.

"O Mistério do Monte Esmeralda" (Revista Mickey, no. 25, de 1954). Mais um exemplo de um trabalho da primeira fase de Roger, com a influência de Carl Buettner. Aqui, com roteiro de Chaise Craig, uma história com os Sete Anões. Note-se o excelente detalhamento dos personagens.

"Dia de Banho" (Revista Mickey, no. 627, de 2000). Neste exemplo, com roteiro muito provavelmnte do próprio Roger, uma produção da sua primeira fase (outubro de 1946) mas só publicada no Brasil no ano 2000. Trata-se de uma história mesclando Minnie, a namorada do Mickey, com o gatinho Fígaro do desenho animado Pinóquio. Armstrong pouco desenhou Patos ou Ratos, mas como pode-se ver aqui ele tinha capacidade de sobra para tanto

"O Raio Vaporizador" (Revista Edição Extra, no. 63, de 1975) e "Os Apitos Supersônicos" (Revista Almanaque Disney, no. 51, de 1975). Finalizando, duas histórias típicas da segunda fase de Roger (provavelmente também com roteiro próprio), apresentando o Super Pateta enfrentando os Irmãos Metralha e outro vilão inédito.

Nestes exemplos pode-se observar a semelhança de roteiro e sobretudo de desenho entre o trabalho de Roger, o de Jack Manning e o de Kay Wright, como já havia sido dito acima.
Mas somente em sua segunda fase, pois em sua primeira fase ele se assemelha mais à Carl Buettner.
Note-se ainda que este tipo de história marcou o começo dos anos 1970, quando esses três mestres: Roger, Jack e Kay, todos mais ou menos com a mesma idade, produziram exemplos semelhantes, ficando difícil distinguir um do outro.
Roger Armstrong foi um Mestre pouco conhecido, mas de primeira linha, em especial se considerarmos sua primeira fase, quando parece que ele se dedicava mais.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Técnico: Claudio Juris
EsquiloScan Administrator
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.